Se sua empresa desenvolve software seja para web ou desktop, o conceito de DevSecOps precisa começar a fazer parte da equipe de desenvolvimento e operações da empresa.

Em média são encontradas 1.379 novas falhas de segurança de software por mês, estamos falando de falhas ou vulnerabilidades que podem estar em qualquer tecnologia, linguagem de desenvolvimento, framework ou “libs” utilizadas para criar software e aplicações.

DevSecOps consiste em adicionar uma camada de “segurança da informação” durante o processo de desenvolvimento de aplicações. Por exemplo, implementar scan de vulnerabilidades automatizado em versões antes do deploy de produção ou aplicar patchs em framework durante o desenvolvimento.

Outra parte importante de DevSecOps é criar playbooks com boas práticas de segurança de código durante o desenvolvimento, e assim treinar as equipes para seguir as recomendações.

Nós também acreditamos que é fundamental utilizar tecnologia com automação para identificar vulnerabilidades de forma frequente e consistente.

Quais são as vantagens e benefícios do DevSecOps?

• Evitar retrabalho no desenvolvimento.
• Melhor produtividade das equipes de desenvolvimento.
• Menos interrupções de aplicativos ou serviços.
• Auditoria de segurança mais simplificada.
• Maior visibilidade das vulnerabilidades de segurança das aplicações.
• A adoção mais fácil de tecnologias que exigem medidas avançadas de segurança, como serviços em nuvem.
• Gerenciamento e resposta a incidentes mais robustos.
• Gestão de patch e update mais eficaz.

Para as equipes que já usam algum conceito de DevOps, com por exemplo o uso de ferramentas como Docker, Jenkis, entre outros, adicionar DevSecOps é um caminho natural.

Hoje existem ferramentas focadas em DevSecOps, onde a principal função é verificar os pacotes de uma aplicação antes do processos de build, ou validações de segurança em container, por exemplo. Além de ferramentas que fazem scan de reconhecimento do package.json, analisando os pacotes utilizados e identificando vulnerabilidades conhecidas conforme a versão do pacote.

Outras ferramentas também são utilizadas para fazer scans de vulnerabilidades na própria aplicação, no build ou após um “commit” no master, antes de ir para produção. E caso seja a encontrado alguma vulnerabilidade a equipe será alertada para aplicar a correção.

Se alguma vulnerabilidade for encontrada, a equipe responsável por corrigi-las será acionada, a correção pode ser algo simples como atualização de um pacote da aplicação, ou um patch do sistema operacional utilizado.

Com a implementação de DevSecOps, além de elevar o nível de segurança das aplicações, também atende determinados aspectos da LGPD, como por exemplo a verificação contínua de vulnerabilidades.

Bom, esperamos que este posta traga alguns insigts sobre segurança no desenvolvimento de aplicações.

Bom trabalho.